O futebol é um dos esportes mais populares do mundo, praticado por diferentes faixas etárias. Por se tratar de um esporte coletivo e de contato frequente entre os atletas, é responsável por várias lesões. As principais lesões que acometem os jogadores são: lesão do joelho, tornozelo, coxa e perna.
No joelho, devido principalmente aos entorses, ocorrem lesões articulares com comprometimento de várias estruturas, sendo os ligamentos colaterais os mais acometidos, seguido de lesão dos meniscos e dos cruzados. Em muitas ocasiões ocorrem lesões em mais de uma estrutura.
O tornozelo também tem um acometimento muito expressivo, principalmente nos entorses com lesões ligamentares. Com frequência as lesões de tornozelos tornam-se crônicas quando mal conduzidas no tratamento inicial, nos primeiros episódios.
Na coxa as lesões são, geralmente, musculares, variando de contraturas musculares (menos graves e de melhor prognóstico) até lesões de alto grau. A perna, após ser obrigatório o uso de caneleira em jogadores profissionais, diminuiu muito a quantidade de lesões.
Existem muitos fatores que podem evitar as lesões, como o bom condicionamento físico do atleta, alongamentos e aquecimento antes das atividades e uso de protetores (como caneleira, calçados adequados e tornozeleiras).
Em relação aos fatores externos, é muito importante o tipo de piso em que se pratica a atividade física, como também a conscientização da pessoa: é apenas um esporte e tem um outro ser humano como adversário!